-
Arquitetos: Jake Moulson Architects
- Área: 750 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Tim Crocker, Mitsi Moulson
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa D2 é um projeto de uma residência georgiana de cinco pavimentos em uma área de conservação de Dublin. O edifício distingue-se dos seus vizinhos por contar com um jardim substancial, sendo uma das poucas casas altamente preservada.
Descoberto em um estado de dilapidação, com anexos insensíveis, o prédio precisava voltar de seu uso recente como escritório, e se re-transformar em uma casa de família.
Através de diálogos entre arte, design, ciência e ficção, referências históricas e tecnologias contemporâneas, amplificamos e revivemos o drama espacial da antiga residência. Com o profundo envolvimento com a família, a história da casa e seu contexto, todos os detalhes foram atendidos. O objetivo era tornar cada espaço distinto, com uma atmosfera palpável.
Informados pelos padrões existentes do edifício, formas e, acima de tudo, luz, as novas interferências são mínimas e concebidas como janelas habitáveis, refletindo, refratando e atraindo os habitantes entre as áreas. Peças chave de mobiliário foram projetados para trabalhar arquitetonicamente, ampliando tons e espaços, deixando o tecido histórico intacto. Materialmente, adotamos revestimentos de ferro fundido sob medida, piso de aço gravado a laser, espelhos, sobreposições de latão e brilho contrastante com lambris queimados.
A cozinha termoformada de Corian e concreto, que se abre para o jardim, é geológica - sua superfície ondulada absorve e difunde a luz. O banheiro em balanço, que se sobrepõe acima do jardim de inverno, se derrete no céu. Instalando uma inovadora ventilação subterrânea, cavidades e o plantio de vegetação, também geram um ar futurista para a habitação, como um lar multi-referencial, contido e extravagante, para todos os tipos de vidas.